ZOO de SP Sensibiliza visitantes no dia internacional do Mico-Leão-Dourado

Amanhã, terça-feira, dia 2 de agosto, é celebrado o “Dia Internacional do Mico-Leão-Dourado” (Leontopithecus Rosalia). Este curioso e simpático animalzinho, ainda ameaçado de extinção, é uma espécie endêmica da Mata Atlântica. Hoje, o desafio é justamente recuperar as florestas fragmentadas para criar um corredor ecológico e reestabelecer um ambiente propício para que a espécie se reproduza. E a participação da sociedade é muito importante para isso. Nesse sentido, nesta terça-feira (2), às 10h30, o time de educadores do Zoo de SP realizará um bate-papo educativo junto aos visitantes do parque, enquanto a equipe técnica entra em ação com o enriquecimento ambiental no recinto dos micos-leões-dourados que moram no parque. 

Nesta ação, serão oferecidos itens como fibra de coco pendurada com feno e insetos dentro, e trilha de condimento, como orégano ou com cheiro de insetos. Estes itens aguçam os sentidos e a curiosidade, contribuindo para o bem-estar destes animais, pois ajudam a manter o equilíbrio entre a saúde física e mental de cada indivíduo.  Eles pesam cerca de 600 gramas e medem 60 cm, da cabeça até o final da cauda. Alimentam-se principalmente de frutos, insetos e pequenos vertebrados. 

O mico-leão-dourado era encontrado desde o litoral fluminense até o Espírito Santo. Mas o tráfico, o desmatamento e a fragmentação do bioma quase levaram a espécie a extinção nos anos 70. Com aproximadamente 200 indivíduos na natureza, na época, a espécie se torno símbolo de luta pela conservação da biodiversidade brasileira. Nesta terça, o público poderá observar e aprender sobre o comportamento natural destes bichinhos fofos, de pelagem dourada, reluzente, que adoram o sol, uma vez que a técnica de enriquecimento ambiental permite que os animais expressem seus comportamentos naturais. Hoje, apesar do aumento para mais de três mil indivíduos, a espécie ainda merece cuidados.   

A atividade com os educadores acontecerá em frente ao recinto dos micos-leões-dourados, no território 2, a partir das 10h30. Crianças e adultos poderão participar. A atividade é gratuita para visitantes do Zoo. E durante todo mês de agosto, o “Mês dos Pais”, o Zoo de SP está com passaportes promocionais – exclusivos para venda antecipada no site. A compra pode ser feita até um dia antes da visita. Vale lembrar que crianças até 4 anos não pagam e, de 5 a 14 anos, pagam meia-entrada. O valor da entrada individual, inteira, é de R$ 69,90. 

Mais informações no site: www.zoologico.com.br  

Foto: (Mico-Leão-Dourado. Foto: Paulo Gil) 

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment